Quatro observações acerca das manifestações de 'Toronto'

Eu vou comentar algumas das manifestações do renascimento carismático. Tenho em mente as 'bençãos de Toronto' (que ocorreram na denominação Vineyard, da qual resultou este artigo) e as 'bençãos de Pensacola' (que ocorreram em assembleias das Igrejas de Deus). Eu proponho quatro pontos de vista.

1) Muito poucas das manifestações destes eventos têm precedentes Bíblicos. 'Assassinando em espírito', 'gozando em espírito', 'embebedando-se em espírito' e fazer sons animalescos não vem nas escrituras. Eu creio que falar em línguas é um presente válido do espírito, mas não um presente para todos, e muito certamente, não é um teste de companheirismo (como alguns Pentecostais praticam). Esta é uma das razões pela qual eu aprecio a denominação religiosa 'Four Square Gospels', pois eles não os usam como um teste de companheirismo. Enquanto alguns dos pastores da FSG envolveram-se noutras manifestações, a maioria dos seus líderes distanciaram-se disso, não tecendo qualquer comentário contra.

2) Deus por vezes faz obras miraculosas através de pessoas e eventos mesmo de maneiras que não são normais ou que não caem na aceitação geral da Ortodoxia. Curas ocorreram em Lurdes, por exemplo, e mesmo assim algumas pessoas dão a Maria o crédito desses milagres. Eu não acredito que tenha sido Maria a curá-los. Nem todos os que vão a Lurdes ficam curados. Alguns dos que pensam que foram curados, sofriam na realidade de um problema psicossomático e sentem-se curados porque na realidade nunca estiveram doentes.

Eu acredito que parte do fenómeno de 'falar em línguas' seja verdade. Alguns realmente têm esse dom. Alguns aprenderam um comportamento que imita a verdadeira manifestação. Existem várias maneiras de atingir um estado alterado de consciência. Isto inclui actos físicos e/ou verbais que causam um fenómeno psicofisiológico. Muitos estão familiarizados com o Yoga (longos períodos de silêncio acompanhados por uma certa postura), meditação transcendental e hipnose. Outros modos pelos quais a alteração da consciência pode ser atingida, é através do pensamento em grupo e da hipnose.

Uma palavra rápida sobre o fenómeno psicofisiológico; Fenómenos biológicos e fisiológicos ocorrem através de estimulação sensorial ou privação sensorial. Por exemplo, uma pessoa entra num quarto com um odor particular, ele ou ela irá deixar gradualmente de sentir o cheiro depois de um certo período de tempo. A não ser que o cheiro seja mesmo intenso, 15 minutos é normalmente tempo suficiente para que o olfacto deixe de captar o cheiro. Quanto mais intenso for o odor, mais tempo o olfacto levará até deixar de senti-lo.

Outro exemplo seria a repetição de uma palavra até esta perder o seu sentido. Se você repetisse uma palavra vezes sem conta até perder a noção do seu significado, seria possível deixar o cérebro incapaz de distinguir a relação entre o significado da palavra e um som absurdo. É assim que a meditação transcendental induz a um estado de alteração da consciência. Tal como a percepção do cheiro pode esvair-se, também as faculdades cognitivas do nosso cérebro o podem. Contudo, quando isso acontece com as nossas mentes, atingimos um estado alterado de consciência.

As pessoas passam normalmente por uma sensação de bem estar quando num estado de consciência alterada, pois, uma pessoa não pensa nos seus problemas ou dificuldades e está num estado em que sonhos agradáveis podem ocorrer. Muitos dos que praticaram meditação transcendental nos anos 60 e 70 descreveram a experiência de encontrar com Deus, um anjo, um guia espiritual ou uma encarnação espiritual, tendo sentido alegria ou gozo no espírito.

Eu creio que um fenómeno similar, ocorre quando se é 'morto' no espírito ou quando se goza no espírito. As pessoas são induzidas a um estado alterado de consciência. Não é necessariamente prejudicial nem necessariamente edificante. Pode ser considerado como edificante quando alguém o persuade a crer que se trata de uma benção especial do Espírito Santo. Mas a verdade é que o indivíduo foi manipulado num estado alterado de consciência tal como as pessoas que são hipnotizadas. É diferente da dádiva do Espírito Santo, a qual pode ser controlada.

4) Depois de uma pessoa ter tal experiência num ambiente Cristão, pode ou não ser conduzida a uma relação com Cristo. Contudo, existem dois problemas a registar. A pessoa foi ensinada a pensar da experiência para o lógico, em vez do modo inverso. Este facto tenta usurpar a autoridade da escritura, e a verdade de II Timóteo 3:14-16 é violada. Aí está escrito: "Tu porém permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça."

Quando os Cristãos passam a olhar mais para essas experiências do que para as instruções das escrituras, eles caem em erro, e, o outro perigo é que alguns não começam uma relação com Cristo, mas, convertem-se meramente a uma experiência. Por estas razões, eu não 'recomendaria' as 'bençãos de Toronto ou Pensacola'. Eu tento ser cauteloso e gracioso quando escrevo estes factos, para não desagradar a certas pessoas. Ter passado por um mero estado de consciência alterada não é um pecado. A preocupação obvia é que as pessoas podem ser manipuladas posteriormente.

Para mais informações e críticas acerca destas 'bençãos' eu recomendo o último livro de Hank Hanegraaff, "Counterfeit Revival" (Revivalismo Falsificado), editado pela Word Publishing, 1997. Eu recomendo também "A Different Gospel" (Um Evangelho Diferente), por D.R. McConnell. McConnell é um carismático Cristão que mostra a história da palavra da fé ensinando as suas raízes e o seu oculto.

"Satisfied by the Promise of the Spirit" (Feliz pela Promessa do Espírito), por Thomas R. Edgar, pode ser encomendado à Personal Freedom Outreach. Este livro trata das questões centrais quando se trata de confrontar a carismática que está a radicalizar certas igrejas.

"Christianity in Crisis" (Cristianismo em Crise), por Hank Hanegraaff, também fala dos falsos ensinamentos do movimento da palavra da fé. Pode ser encomendado à Christian Research Institute.

Um livro que pode ser útil para alguns é o "The Confusing World of Benny Hinn" (O Mundo Confuso de Benny Hinn), por G. Fisher e M. Kurt Goedelman. Este livro relata as falsas afirmações e desinterpretações do professor da palavra da fé. Este livro pode ser encomendado à Personal Freedom Outreach, P.O. Box 26062, St. Louis, MO 63136 (314) 388-2684.

Outro livro que achei ser útil foi o "Strange Fire? Assessing the Vineyard Movement and the Toronto Blessing" (Fogo Estranho? Avaliando o Movimento da 'Vinha' e a benção de Toronto), por Eric Wright. Este também pode ser encomendado à Personal Freedom Outreach. Eu também gostaria de mencionar algumas cassetes que poderão ajudar: de Hank Hanegraaff, duas cassetes chamadas "Christianity in Crisis" (Cristianismo em Crise). Contêm várias ideias heréticas dos pregadores da palavra da fé e gravações do seu programa de radio de 29 de Abril de 1997; Hank tem uma entrevista interessante com o professor Nunnally das assembleias dos seminários de Deus. A outra gravação, em que Hank entrevista Tom Stipe (ex-líder do Vineyard), acerca das benções de Toronto. Estas gravações estão disponíveis no Christian Research Institute (telef. 800-443-9797).

Joseph Tkach Jr., Maio de 1997

Copyright Igreja de Deus Mundial


Página Principal Quem Somos... Topo da Página
Missão | Síntese Doutrinal | Artigos | Eventos | Informaçðes | Ligações | Bíblia Sagrada | Outros